Consultoria imobiliária: o que é, como funciona e por que contratar?

Consultoria de Imóveis: o que é e como funciona
5 de janeiro de 2022
consultoria imobiliária sp
Consultoria imobiliária SP
1 de fevereiro de 2022

Consultoria imobiliária: o que é, como funciona e por que contratar?

consultoria imobiliária

Grande parte da população está mais acostumada com o conceito de agente imobiliário ou corretor de imóveis, sendo assim, procurar uma consultoria imobiliária pode ser uma história diferente.

Para você compreender melhor como funciona esse mercado, abordaremos os seguintes tópicos:

  • O que é uma consultoria imobiliária?
  • Como funciona uma consultoria imobiliária?
  • Por que contratar um consultor imobiliário?

O que é uma consultoria imobiliária?

consultoria imobiliária

De forma simplificada, uma consultoria imobiliária possui profissionais que são especialistas em auxiliar compradores e vendedores a tomar decisões relacionadas às suas transações imobiliárias. Além disso, eles podem ajudar a realizar uma análise financeira para uma determinada propriedade ou auxiliar no planejamento estratégico ao tentar construir seu portfólio.

Como seu papel em uma transação é mais voltado para o gerenciamento de ativos, esses consultores costumam trabalhar com investidores imobiliários em vez de compradores e vendedores residenciais.

Para alguém que pretende se tornar um investidor imobiliário, dominar e crescer no setor; contratar os serviços de um consultor pode ser uma ótima maneira de desenvolver uma boa estratégia de investimento e assim definir objetivos para o crescimento de um negócio imobiliário notável.

Como funciona uma consultoria imobiliária?

A consultoria imobiliária tem como principal finalidade prestar auxílio a clientes para ajudá-los a tomar decisões financeiras sobre transações imobiliárias. Os profissionais desse setor, que trabalham de forma autônoma e também para outras empresas, estão concentrados principalmente na gestão de ativos econômicos no mercado imobiliário.

Os profissionais dessa área são chamados de “consultores imobiliários”. Eles podem pesquisar os projetos que possuem mais probabilidade de se concretizar, e realizar diversas análises de mercado. Assim, ele determinará os possíveis perigos e todos os benefícios para os compradores.

Alguns consultores trabalham com clientes imobiliários de residências para analisar a viabilidade de um investimento imobiliário. Em todos os casos, esse profissional ajuda a determinar as necessidades de seus clientes, pesquisa tendências de investimento e do setor imobiliário e logo em seguida, fornece a eles um plano econômico.

Veja dois tipos de consultoria imobiliária:

  • Consultoria imobiliária para a venda: Esse tipo de consultoria é utilizada quando você tem uma casa ou apartamento que precisa ser vendido mas não sabe como. Por isso, é importante que você procure uma consultoria imobiliária que o auxiliará em todo o processo. Nesse tipo de negociação o comprador tem um pouco mais de trabalho mas você também precisa seguir algumas pequenas etapas, como:

    – Fixação do preço do imóvel;

    – Levantamento de todas as características do imóvel;

    – Recolher todos os documentos;

    – Acompanhamento de todo o processo de venda até o recebimento do dinheiro e a entrega das chaves ao novo proprietário.

    – Cadastrar boas fotos para promover a propriedade gratuita;

    – Contato com as partes relevantes e contratos de vendas completos;

    – Administrar o acesso à propriedade;

    – Fazer e transmitir anúncios de vendas;

  • Consultoria imobiliária para aluguel: O mesmo vale para quem possui um imóvel e quer alugá-lo. Afinal, ao alugar diretamente com um inquilino você corre o risco de não receber o pagamento em dia sem o apoio certo. Além disso, você ainda tem que lidar com todo o trabalho da burocracia, como organizar contratos de aluguel. Ao recorrer a uma empresa de consultoria imobiliária, você terá muito menos preocupações, pois todo esse trabalho será feito por profissionais acostumados a lidar com isso diariamente.

Por que contratar um consultor imobiliário?

consultoria imobiliária

As principais atribuições de um consultor imobiliário envolve ajudar seus clientes no processo de compra ou venda, a fim de ajudá-los a conseguir alcançar os objetivos que tanto almejam.

Quando as metas finalmente são estabelecidas, o consultor pode começar a conduzir a pesquisa adequada para auxiliar o cliente a atingi-las de maneira eficaz e econômica.

Por exemplo, se um proprietário desejasse construir um prédio de apartamentos de mais ou menos 20 andares em alguma propriedade de seu domínio, o consultor realizaria algumas pesquisas e faria relatórios relevantes sobre suas descobertas junto com suas análises profissionais. Essas pesquisas podem incluir visitas ao local, reuniões com profissionais imobiliários locais, planejadores de cidades ou reuniões com líderes ou autoridades comunitárias.

Esses profissionais precisam ter excelentes habilidades para realizar uma boa  análise, para que assim possam avaliar de forma mais efetiva as propriedades e investimentos para a sua clientela. Uma forte atenção aos detalhes também é necessária para gerenciar todos os aspectos do contrato de consultoria.

Um consultor imobiliário pode dar aos seus clientes uma visão mais ampla em relação ao verdadeiro valor da propriedade que ele deseja. Quando um cliente se orienta apenas através de um corretor de imóveis, ele pode estar perdendo a visão completa do empreendimento que um consultor imobiliário poderia lhe oferecer.

Principais benefícios de contratar uma Consultoria Imobiliária

  • É um profissional de negociação: um consultor possui habilidades profissionais sólidas e o ajudará a fechar o negócio certo. Se você está ansioso para investir em imóveis, as estratégias de negociação dos agentes imobiliários serão úteis, pois eles tem o melhor conhecimento em relação a essa área.
  • Condições de mercado: quando você não está ciente da situação existente dos imóveis, o trabalho do corretor imobiliário é informá-lo sobre os números reais. Contudo, Informações valiosas como custo por metro quadrado, preço médio de venda de casas semelhantes, tendências do mercado, estão disponíveis através de um consultor imobiliário que e o ajudará a tomar uma decisão.
  • Tratamento pós-venda: a concepção geral das pessoas é que uma vez que compramos um imóvel todas as regras legais estão terminadas, mas não é bem assim. Depois de ter adquirido um imóvel, restam algumas exigências que é preciso cumprir. E se alguém não estiver equipado com a capacidade de lidar com esses assuntos que surgem depois que o negócio for fechado, um consultor imobiliário o resgatará respondendo todas as suas perguntas e ajudando-o a gerenciar a papelada.

Conclusão

consultoria imobiliária

A consultoria imobiliária é essencial para você que deseja não só comprar, mas também vender os seus imóveis.

Um consultor imobiliário é um profissional capaz e muito especializado nesse ramo, cuidando das questões jurídicas, financeiras e também auxiliando no planejamento estratégico. Ele é simplesmente um pacote completo!

Se você chegou até aqui, talvez esteja precisando dos serviços de uma consultoria imobiliária. Então não perca tempo. Faça uma CONSULTORIA GRATUITA agora mesmo com a Link Assessoria de Imóveis e saiba exatamente por onde começar!

Espero que essas dicas e informações tenham te auxiliado a fazer uma ótima escolha. Até mais!

4 Comments

  1. […] propriedades e seus direitos, garantindo maior segurança jurídica para todos através da consultoria imobiliária.   Mas além da função principal, o advogado imobiliário realiza muitas outras funções […]

  2. […] Como dissemos no início do artigo, o advogado imobiliário em São Paulo tem a função de cuidar das relações envolvendo propriedades e seus direitos, garantindo maior segurança jurídica para todos através da consultoria imobiliária. […]

  3. […] propriedades e seus direitos, garantindo maior segurança jurídica para todos através da consultoria imobiliária. Mas além da função principal, o advogado imobiliário realiza muitas outras funções que são […]

  4. […] Como dissemos no início do artigo, o advogado imobiliário em São Paulo tem a função de cuidar das relações envolvendo propriedades e seus direitos, garantindo maior segurança jurídica para todos através da consultoria imobiliária. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.