Advogado Imobiliário: O que faz, quanto custa e por que contratar

consultoria imobiliária sp
Consultoria imobiliária em São Paulo
8 de fevereiro de 2022
advogado imobiliário
Advogado Imobiliário em São Paulo
22 de fevereiro de 2022

Advogado Imobiliário: O que faz, quanto custa e por que contratar

advogado imobiliário

Saiba a importância do advogado imobiliário nas transações de imóveis e porque ele pode evitar frustrações

Um especialista que tem cada vez mais chamado a atenção devido ao aumento de casos em que é preciso das suas atribuições é o advogado imobiliário.

Este profissional tem sido cada vez mais necessário no mercado de imóveis, propriedades, vendas de casas, apartamentos e sobrados e etc…

Veja abaixo mais sobre a profissão e como ela tem sido cada vez mais necessária no ramo de imóveis e patrimônios.

Quem é o advogado imobiliário?

O advogado imobiliário é o profissional especialista em direito imobiliário e em consultoria de imóveis , isto é, o direito da propriedade, garantindo todas as garantias legais e de segurança para qualquer situação que envolva imóveis e patrimônio.

Advogado Imobiliário

Ele é peça chave para um trâmite jurídico legal e em acordo com as leis, normas e resoluções em vigência no país.

A presença do advogado imobiliário é cada vez mais precisa nas diversas situações envolvendo imóveis, patrimônios, posse, doação e compra.

Nesse sentido, o advogado imobiliário está cada vez mais necessário no ramo em questão, bem como para toda a sociedade.

A presença de um advogado imobiliário proporciona maior rapidez nas transações e objetivos comerciais envolvendo imóveis, sendo portanto, uma presença fundamental em negócios do setor.

O que faz um advogado imobiliário?

Como dissemos no início do artigo, o advogado imobiliário tem a função de cuidar das relações envolvendo propriedades e seus direitos, garantindo maior segurança jurídica para todos através da consultoria imobiliária.

Advogado Imobiliário

Mas além da função principal, o advogado imobiliário realiza muitas outras funções que são necessárias devido à natureza do seu serviço.

Veja abaixo as funções principais exercidas por um advogado imobiliário:

  • Agiliza os processos de compra e venda de imóveis;
  • Suporte em todas as etapas de transação de compra, venda e doação;
  • Analisa a documentação do imóvel incluindo o registro;
  • Descreve em documento a escritura de compra e de venda;
  • Fiscaliza atrasos na entrega de obras;
  • Responsabilidade civil devido a defeitos da obra incluindo em ações de indenização;
  • Corrigir descumprimentos contratuais;
  • Garantia restituição das quantias pagas;
  • Garante o correto cumprimento da lei em caso de desistência ou arrependimento da compra de um imóvel novo;
  • É necessário para impedir golpes e calotes dessa natureza.

Como podemos ver é bastante abrangente as funções que um advogado especialista em direito imobiliário pode exercer nesses tipos de transações.

Quanto custa um advogado imobiliário?

Não existe um orçamento definido de qual o valor monetário para a contratação de advogados especialistas em imóveis.

Advogado Imobiliário

Isso porque a categoria utiliza o teto de acordo com a tabela de honorários da Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB, onde é possível verificar o valor mínimo que se deve cobrar por cada tipo de função.

Entretanto, podemos dizer que os advogados imobiliários cobram valores respectivos aos seus serviços solicitados, sendo impossível saber qual o valor correto.

Existem ainda aqueles advogados imobiliários que trabalham sobre o regime de CLT em escritórios de advocacia e em redes de imóveis.

Nesse caso, o valor do salário de cada um deles está de acordo com a média salarial nacional.

De acordo com o site vagas.com, a média de um advogado imobiliário em início está em R$ 3.621,00  e pode chegar a ganhos de até R$ 6.776,00.

A média nacional para a categoria é de R $4.771,00.

Os advogados que trabalham em seus respectivos escritórios jurídicos, cobram o valor por cada serviço seguindo o teto da tabela de honorários da OAB.

De acordo com o estatuto da própria tabela de honorários da instituição, a porcentagem cobrada deve estar em torno de 4% sobre o valor do negócio, sendo no mínimo 2.000 reais. Além, do valor referente  a trabalhos de outras naturezas e competências durante o processo.

Trabalhos exercidos pelo advogado imobiliário

Compra e venda de um imóvel

O advogado imobiliário é peça chave na compra e venda de imóveis e propriedades. Tudo porque ele tem todo o conhecimento de todos os trâmites e processos necessários para a compra e também para a venda de um bem patrimonial.

Por estes processos entendemos como suporte aos compradores e aos vendedores, orientação quanto a toda documentação necessária, contratos com valor jurídico entre outros.

Dessa maneira é possível evitar problemas e golpes quando você for comprar um imóvel, ou ainda calotes referentes a mal pagadores quando um imóvel é vendido a prestações.

Locação de imóveis

O advogado imobiliário pode ainda beneficiar tanto o locatário quanto o locador em processos de locação de imóveis.

Ele dará apoio à elaboração do contrato de locação com todas as cláusulas benéficas para as duas partes de maneira clara e objetiva.

Incluindo em situações referentes a atraso no aluguel, despejo, cobranças, danos, problemas estruturais na residência entre muitos outros.

Registro de imóveis 

Um dos papéis do advogado imobiliário é garantir a segurança dos negócios que envolvem imóveis e propriedades.

Sendo assim, ele se certifica da veracidade dos documentos, regulariza a posse do imóvel caso não possua escritura e registra o mesmo de maneira legal.

Ajuste da documentação de imóveis em inventários e divórcios

Quando o imóvel ainda se encontra em inventário ou quando é partilhado após um divórcio ou herança, a acessória de um advogado imobiliário busca regularizar as questões e a divisão correta e justa de cada bem.

Dessa maneira, o advogado imobiliário busca ajustar cada documento de modo a evitar estresse e dores de cabeça desnecessárias.

Auxílio nas relações de condomínio

O advogado imobiliário também pode representar os interesses coletivos, como em um condomínio, por exemplo.

Contar com o apoio de um especialista na área pode fazer com que sejam asseguradas todas as convenções e regulamentos internos de cada condomínio.

Assim como garantir o cumprimento da lei e das boas práticas. Ele ainda pode orientar em questões condominiais para que seja feito cada regimento de maneira correta sem causar danos.

Conflitos Imobiliários

A atuação do advogado imobiliário também é necessária nas questões de conflitos de interesse das partes.

Isso significa que o profissional auxilia em situações onde o comprador adquiriu algum imóvel em planta, mas por questões de qualquer natureza não pode mais prosseguir com o combinado.

Nesse caso, o advogado imobiliário pode fazer uma revisão de contrato para verificar a existência da possibilidade de devolução dos valores ou mesmo desistência.

Auxílio em situações de usucapião 

O advogado imobiliário ainda pode agilizar em ações nos cartórios a obtenção de usucapião de forma mais rápida e ágil.

Por que contratar um advogado especialista em direito Imobiliário?

Por que o advogado imobiliário  é o profissional  mais capacitado no conhecimento das relações que envolvem direito de bens imóveis e propriedades.

Sua formação acadêmica é baseada no aprofundamento do estudo de questões dessa natureza que o torna o profissional mais preciso para impedir injustiças e erros nas transações deste segmento.

Se você precisa de ajuda com as questões referentes a venda, compra, doação ou locação de imóveis conte com o time de advogados imobiliários da Link Assessoria de Imóveis.

Temos uma equipe capacitada e especialista em direito imobiliário prontinha para ajudar a resolver os seus conflitos de imóveis o mais rápido possível.

Entre em contato com a gente e faça uma primeira CONSULTORIA GRATUITA com nossos advogados imobiliários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.